segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Haja coração no campeonato Brasileiro

O campeonato brasileiro é chato pacas. Hoje tem Flamengo e Corinthians, que deveria ser um grande clássico, um grande jogo, e será totalmente vazio.

Nada muda depois deste jogo. Se der Flamengo a torcida pode até sonhar em talvez ser quarto colocado do campeonato. Grande bosta. Ganha uma vaga para disputar uma libertadores e quem sabe, com sorte, possa ter alguma emoção ano que vem.

Se o Corinthians perde ele provavelmente não deixa de ganhar o campeonato. Nada muda.
Se ganhar o Corinthians, nada também muda. Continua com o campeonato na mão.

Haja coração.

Temos que acabar com os pontos corridos e voltar com as finais. Quero ver valendo taça, mata-mata, jogo crucial. Isso é futebol. Não quero comemorar título fazendo gol contra o último colocado a quatro rodadas do fim do campeonato. Isso é muito legal na Europa, que só tem dois times bons por país, no Brasil é chato, muito chato.

Haja coração.

domingo, 11 de outubro de 2015

Estudo da história que não aconteceu

Não é engraçado que a educação formal, no ensino de língua portuguesa, dê tanta importância ao estudo de literatura de ficção?

Para que todos percebam o quanto isso é estranho, imagine que um dia os humanos façam contato com uma civilização alienígena. Estudando então os ETs, a gente descobre que eles passam grande parte de sua educação tentando entender os pormenores de histórias que nunca ocorreram, sendo às vezes não plausíveis. Isso não seria uma diferença cultural?

Não mesmo. Somos assim também! O ensino de literatura e a interpretação de texto em todas as nossas escolas está baseada em histórias que não ocorreram, ou seja, são apenas ficção. Sua semelhança com a realidade é apenas uma coincidência.

A ficção é estudada a fundo desde bem cedo, nos livros que lemos aos bebês. Alguém com cultura deve saber as características da ficção de autores em várias épocas, além da forma com que escrevem e como inventam suas histórias.

Atenção! Isso cai na prova! Está no ENEM e em qualquer concurso! Ainda existe uma carreira de nível superior só para estudar mais profundamente textos e relatos que nunca ocorreram e são fruto, apenas, da fértil imaginação dos autores.

Estes ETs são realmente estranhos! Eles devem ter uma razão muito forte para dar tanta importância para aquilo que não aconteceu. Livros e mais livros de ficção são escritos e impressos com grande frequência. Haja criatividade!