terça-feira, 15 de abril de 2008

CEFET, a busca por educação de qualidade e quantidade.

Encontrei alguns dados bastante interessantes sobre o ENEM, o exame nacional do ensino médio. Nesta avaliação pode-se achar o CEFET, no qual eu trabalho como professor, entre as 20 melhores instituições de 2007 no município do Rio de Janeiro. Veja a lista: (completa no site do ENEM)


Um resultado, na minha opinião, muito bom. Apenas quatro destas 20 escolas são públicas, e dentre estas está o CEFET CELSO SUCKOW DA FONSECA, na honrosa 18ª posição.

Digo honrosa pois o CEFET não está ali para concorrer com as instituições privadas, que usam este resultado para angariar alunos e recursos. A posição é natural, sem pressões, muito mais difícil de obter.

Impressionante mesmo é a discrepância no número de alunos que fizeram o exame. O CEFET possui 271 formandos que participaram do ENEM, número bem superior à média das escolas privadas. Naturalmente é muito mais difícil aliar qualidade e quantidade, pois quanto menor o ambiente e maior a estrutura, menos mérito é necessário para se conseguir sucesso.

A maioria dos alunos do CEFET ainda cursam o ensino técnico concomitantemente ao ensino médio, tendo logicamente muito menos tempo para estudar. Muitos destes 271 alunos se formarão em Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Construção Civil, Turismo, Meteorologia e outros tantos cursos. Profissionais que chegam ao mercado muito mais cedo do que os do ensino superior, e com muita qualificação.

Gostaria de poder dizer que este mérito no ENEM é também meu, mas isso não seria possível. Primeiramente não sou professor do ensino médio, mas de Eletrônica, e isso obviamente não faz parte da prova. Em segundo lugar está o fato de que os alunos do CEFET são diferenciados, fazem um difícil concurso, certamente pertencem à uma elite intelectual invejável, que torna o processo pedagógico muito mais fácil.

Além disso, no CEFET não há pressão dos pais para aprovação daquele aluno problemático, problema tão freqüente nas instituições privadas. Os professores e alunos possuem liberdade para implementar suas idéias, sem a rígida disciplina dos colégios católicos presentes na lista. O ambiente é propício para o desenvolvimento de grandes mentes, não impõe uma cansativa e pouco edificante busca por resultados conforme os cursos pré-vestibulares, que também têm sua presença nos melhores do ENEM.

Falando assim, acho que a 18ª posição é até pouco, quem sabe um dia não estaremos no topo? Quem sabe não só este CEFET, mas muito outros que ainda estão sendo criados pelo governo Federal. Quem sabe um dia não poderemos aliar educação de qualidade e quantidade para todo o Brasil? Quem sabe?

3 comentários:

CrápulaMor disse...

Os CEFETs acabam funcionando como uma boa alternativa para suprir a necessidade de mão de obra que existe hoje. Em algumas áreas, há praticamente uma situação de pleno emprego. O Ensino Superior tradicional está pouco atento às necessidades do mercado. Há muitos cursos com excesso de estudantes, mas completamente saturados. Já outros segmentos não conseguem encontrar uma quantidade suficiente de trabalhadores. Investimentos nos CEFETs são necessários.

Se puder, comente no meu blog:
http://crapula-mor.blogspot.com/

Sergio Telles disse...

Importante o dado, realmente manter média alta com quase 300 alunos é um resultado impressionante, sendo superior ao Colégio Militar, que é bastante rígido e também tem um concurso muito concorrido.

Interessante buscar métodos de ensino que estão sendo executados no CAP da UFRJ para implementar, e fundamentalmente desenvolver métodos que facilitem a absorção de informação para alunos que possuem essa jornada absurda de 8 horas ou até mais de aulas todos os dias.

Como ex-aluno esse resultado também me orgulha bastante, com toda certeza.

Anônimo disse...

O CEFET foi 7o geral entre as escolas públicas de todo o Brasil. Resultado bastante impressionante.

Disciplina não é o forte do CEFET, e aulas a gente sabe que às vezes não tem, pois alguns alunos preferem ficar no pátio.

Se o resultado mesmo assim é bom, é sinal que excesso de aulas e linha dura não funciona tão bem como um bom ambiente e relacionamento de igual para igual.