terça-feira, 16 de novembro de 2010

Comprando produtos direto da China, minha nova diversão!

Na última vez que o Brasil tinha moeda supervalorizada, de 1994 a 96, não pude aproveitar o momento. Naquela época meu salário era baixo e não dava para viajar. Tudo que fiz foi tomar vários sorvetes daquele Häagen-Dazs e comprar algumas bobagens no camelô. Ambos bastante decepcionantes.

Aí veio o ano de 1998 e o Brasil entrou em crise, forçando tantos brasileiros a dar adeus a seus sonhos de consumo. Mas chega de história triste, nossa moeda está novamente supervalorizada e este é o momento de aproveitar!

Está valendo muito a pena comprar produtos estrangeiros, e foi-se o tempo que isso era privilégio da classe A que viajava para Miami. Hoje com a internet criou-se muitas possibilidades, como por exemplo comprar direto do fornecedor na China ou de intermediários em Hong Kong.

Dependendo do que se deseja comprar, e do quanto se tenha disponível para gastar, pode-se conseguir muitas pechinchas. Lógico que há muitos sites falsos e muita gente que tenta passar a perna nos navegantes mais bobinhos, que digitam seu cartão de crédito em qualquer lugar. No entanto, com um pouco de cuidado pode-se conseguir comprar muita coisa com ótimos preços.

Dentre os diversos sites seguros na internet, pode-se destacar o DealExtreme. Situado em Hong Kong, o site consegue preços muito baratos pois mantém pequeno estoque. Quando fazemos um pedido, o DX, apelido  dado ao site, dispara os fornecedores da china continental (como Guangdong, por exemplo) para produzirem o que foi comprado. Com menor custo e pouco desperdício consegue-se preços imbatíveis, muitas vezes melhores que o Ebay ou MercadoLivre.

O DX possui contato com praticamente todos os fornecedores chineses e mantém uma loja virtual onde tudo pode ser pedido sem qualquer custo de frete. A variedade é incrível, desde aqueles baratinhos tipo camelô até celulares e notebooks caros. Uma festa!

Para pagar uma compra no DX deve-se possuir cartão de crédito internacional e uma conta no PayPal. Você não paga nada ao site chinês, mas sim a este confiável processador de pagamentos que repassa o dinheiro. Isso tudo não custa nada além do preço do produto, o PayPal não cobra nada ao comprador. Sem qualquer taxa adicional.

Além disso, usando o PayPal paga-se os produtos em real (R$) na cotação da hora da compra, normalmente algo próximo à média entre compra e venda do dólar turismo. A fatura do cartão vem escrito "dealextreme" com o valor em reais já convertido. Isso evita aborrecimentos com flutuações do câmbio.

O produto chega via correios na sua casa em um envelope com plástico bolha interno. Todas as vezes que eu pedi chegou direitinho, mas lógico que acidentes acontecem. É possível tirar fotos do produto e pedir para que eles enviem novamente. Talvez seja necessário mandar o produto de volta, ou seja, em tudo há um risco.

Falando em riscos, esteja preparado para a possibilidade de pagar imposto de importação. Muitas vezes a receita federal não cobra nada e o produto chega na sua casa sem qualquer taxação. Isso acontece principalmente em encomendas pequenas e de valor baixo.

No entanto, em certos casos pode se receber uma carta avisando que a retirada da encomenda está condicionada ao pagamento de 60% do valor do produto como imposto de importação. Esteja preparado para pagar este valor em dinheiro na agência dos correios ou preencher um pedido de revisão caso seja cobrado mais que o devido. Neste caso, anexe ao formulário a página do produto impressa mostrando o preço, o pedido, o valor pago e a fatura do cartão. Não dê bobeira!

Abaixo, mostro exemplos de produtos do DX, do mais barato ao mais caro, para se ter uma idéia do que tem para vender. É tanta coisa que se fica perdido, ou sem o salário do mês!

Não se esqueça de verificar a taxa de câmbio e de reservar algum dinheiro para o imposto de importação. Os preços referidos neste texto são de 16/11/2010 quando o dólar estava em torno de R$1,74. Atenção que isso tudo pode mudar sem avisos!
- Adaptador BlueTooth
Muito barato, menos de 2 dólares! Comprei um e funcionou. Bom para usar para conectar o telefone celular ao computador ou a um headphone sem fios.

- Chaveiro cogumelo do Mário Bros!
Cuidado pois as fotos do DX são muito boas e os produtos sempre parecem grandes demais. Isso é apenas um chaveiro!

- Chaveiro controle remoto universal
Outro produto pequeno, mas muito barato. Não sai nem 7 reais mesmo com imposto de importação.

- Pilhas recarregáveis
Faz-se a festa com as pilhas recarregáveis do DX. Muito barato (~3 dólares)! Pode-se ler as avaliações dos usuários para se saber qual vale a pena comprar.

- Lâmpadas LED
As lâmpadas LED são a nova sensação em economia de energia, pois gastam cerca de 1/6 das equivalentes fluorescentes. Esta é uma das mais baratas, mas não muito boas. Leia as avaliações!

- Lâminas para barbear e Aparelho para barbear
O DX vende produtos de marcas famosas, por um preço bem menor. Leia as avaliações para saber se o produto é real. Normalmente é. O barbeador sai por 20 dólares e as lâminas por 6.

- Etiqueta/Coleira eletrônica para cachorros
Muitos produtos chineses não tem a menor utilidade. Este serviria, por exemplo, como coleira para cachorro onde uma seqüência de leds indicaria endereço, telefone e qualquer outra coisa. Cuidado porque às vezes o manual é em chinês! Leia as avaliações ou arrisque se for barato.

- Mini Geladeira USB!
Se você achava que isso não existia, acredite que é verdade. No DX, por cerca de 20 dólares pode-se comprar uma pequena geladeira USB! Ao que parece, dizem que funciona mesmo!

- Rádios de carro SEM CD! Apenas USB!
Rádios de carro sem CD podem ser uma boa idéia. Quem usa CD hoje? Tendo-se um pendrive de 4GB (Kingstone original no DX por 11 dólares) pode-se colocar todas as músicas que você quiser. Este sai por cerca de 100 reais mesmo com 60% de imposto de importação.

- scIphone
Não é o iPhone, é o "equivalente" chinês. Ouvi falar que estas cópias são muito ruins, mas o pessoal dos fóruns fala bem deste. Só acredita vendo? Veja os vídeos! Custa por perto de 200 reais com 60% de imposto de importação.

- Dingoo A320
Esse é o meu xodó! O dingoo A320 é simplesmente um console portátil emulador de mega-drive, master system, NES de 8 bits, supernes, fliperama (MAME), NeoGeo, CPS1 e 2, Playstation 1 e todos os gameboys. Ainda toca vídeos DIVx/AVI sem conversão e roda linux! Quando eu tiver o meu em mãos vou fazer alguns vídeos e volto a falar dele...

- Netbook com winCE

Alguém tem coragem de comprar um netbook no DX? Eu não tenho. Mas muita gente já comprou este e diz que é "mais ou menos". Não roda windows, apenas a versão compacta chamada winCE. Será que por 85 dólares vale a pena arriscar?

Este post fica por aqui, pessoal, mas ainda há muito que falar sobre o DX. Há o programa de pontos, os fóruns, o Drop Shipping, o Bulk e outras barganhas. Deixo para a próxima! Boas compras e boa sorte!

4 comentários:

Moore disse...

Compraria um Dingoo se não tivesse um PSP - bem mais poderoso e com maiores possibilidades de emulação - mas só pelo que oferece e pelo preço que tem, acho que seria uma ótima compra. Taí, estou curioso pelo review!

Restaurante Mile disse...

Gente voces conhecem esse site www.dmaix.com??? fiz compras lá e achei muito bom vale a pena veer abraços

automatic likes instagram disse...

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

curtidas instagram disse...

Muito bom o post