domingo, 8 de fevereiro de 2015

Audaciosamente indo onde um monte de gente já esteve!

Sempre gostei de ficção científica mas nunca fui um grande fã de Star Trek. Me lembro de alguns colegas discutindo física mas nunca me animei a assistir. No máximo algumas cenas na época da TV a cabo.

Apesar de ter feito curso de inglês a vida toda, até meados de 2004 não conseguia ver séries ou filmes sem legendas. Até que resolvi assistir Friends até cansar de escutar, o que me fez ter o treinamento necessário para ver praticamente qualquer coisa e entender. Já tinha falado sobre isso neste texto antigo sobre como aprender inglês vendo friends.

Depois de Friends fui aumentando a dificuldade vendo seriados policiais, dramas, filmes antigos e programas de entrevistas. Descobri um novo mundo de entretenimento. Somando-se a televisão americana, inglesa e canadense existem mais de duzentos programas e séries ainda em produção que se pode assistir e acompanhar.

Mas voltando a Star Trek, recentemente resolvi assistir toda a série sem legendas, para me acostumar com o linguajar científico que povoou a imaginação de tantos físicos e engenheiros desde a década de 60. Para minha surpresa, percebi a enorme diferença entre o original e o dublado, e quanto deste mundo fantástico eu havia perdido em não ter assistido na época do auge.

E como é enorme o universo de jornada nas estrelas, como é chamado no Brasil, são três temporadas da série original, sete temporadas da Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager e cinco de Enterprise. Além de incontáveis filmes, livros e animações. Foram quase trinta anos de produção, com altos e baixos, mas sempre atraindo uma legião de fãs.

Seguindo a tradição deste blog em fazer listas, vou descrever aqui minhas opiniões sobre todas as cinco reencarnações de Star Trek, filmes e séries de TV. Durante nossa viagem conheceremos novas civilizações e formas de vida, corajosamente indo onde uma multidão de fãs já esteve e ainda vai retornar. Engage!

1) Série original

É inacreditável que Star Trek tenha começado em 1966. Gene Roddenberry, criador da série, tinha uma imaginação fantástica e bolou este mundo futurista onde a humanidade explorava o espaço acompanhado de outras raças. 
Leornard Nimoy, o Spock, e Willian Shatner, capitão Kirk são famosos até hoje por causa da série, que na verdade, não fez sucesso quase nenhum na época de produção, quando não havia efeitos especiais por computador e todas as naves eram modelos em miniatura.  
O cenário era também muito rudimentar e a produção muito barata, o texto era bobo, com pouco cuidado científico e lógico, mas mesmo assim atraiu fãs das áreas de engenharia e física.
A NBC cancelou a série após três temporadas e talvez a jornada tivesse encerrado ali não fosse o frenesi que Star Wars causou em todo o mundo. 
Por causa do sucesso de Guerra nas Estrelas, Roddenberry resolveu produzir os famosos filmes como o Wrath of Khan, Voyager e Search for Spock. Esses sim representam muito melhor a geração original do que a série de TV, extremamente limitada em orçamento.
Minha opinião é que a série original vale a pena assistir, tanto pelos filmes como pelo seriado. Foi logicamente onde tudo começou embora não haja primazia pela qualidade. Spock, Kirk, Scotty, Uhura e Sulu foram personagens memoráveis que marcaram a história da TV americana.

2) A nova geração

Nenhum comentário: