segunda-feira, 4 de junho de 2012

A falácia do sódio nos refrigerantes


Dizem que refrigerante faz mal pois tem muito sódio. A Coca-Cola Zero, por exemplo, tem 28mg de sódio a cada 200mL. Isso é muito, um absurdo, uma desfaçatez para a saúde, dizem os entendidos.

Mas isso tudo é uma bobagem do pessoal metido a nutricionista. Se sódio fizesse assim tão mal à saúde teríamos que banir todo tipo de comida, salgada ou doce.

A gente come muito mais sódio no feijão e arroz do dia a dia do que em qualquer refrigerante. A cada 1Kg ou 1L de comida, um bom cozinheiro coloca, no mínimo, uma colher de sopa rasa de sal, ou seja, aproximadamente 8g de NaCl. Considerando que o peso atomico do sódio é 23 e do cloro 35, tem-se 40% de sódio no sal de cozinha.

Assim, se cada pessoa come aproximadamente 800g de comida por refeição, o total de sódio consumido será:

8g/Kg * 40% * 0.8Kg = 2,6g = 2600mg por refeição!

Em outras palavras, consome-se 2600mg de sódio por refeição! Que desastre nutricional!

Para que o sódio consumido no refrigerante chegue ao valor de uma refeição seria necessário tomar 92 porções de 200mL, ou seja, cerca de 18L de Coca Zero! Percebe-se, então, a falácia de que refrigerante faz mal por causa do sódio.

Não que eu esteja defendendo que refrigerante faça bem, mas não me parece que o problema seja o sódio. Em uma refeição de 800g acompanhada de uma Coca Zero temos 2% do sódio no refrigerante e 98% na comida propriamente dita! Só fará alguma diferença, logicamente, para uma pessoa com problemas de saúde que já tenha cortado totalmente o sal de suas refeições.

Mas não se preocupe que continuaremos a ver muita gente falando mal sobre o sódio nos refrigerantes e sucos de caixinha. A maioria das pessoas é muito mais fã de cientologia do que de ciência e adora espalhar bobagens pela internet. Uma pena...

12 comentários:

Dani Edson disse...

Ufa, finalmente alguém que defendeu os refrigerantes!!

Gostei do artigo, parece que faz sentido.

Tive um colega de trabalho que era formado em quimica e era fã incondicional de coca cola zero. Um dia eu perguntei a ele se esse refrigerante fazia algum mal a saude e ele me respondeu:

"Não, só faz a gente arrotar e peidar...."

Kkkkkkkkkk.....

Abraço!

Carlos Eduardo disse...

Também acho balela refri com sal. Qq nutricionista sabe o verdadeiro mal dos refris. Mas depois que descobrimos como se extrai, consumimos muito mais sal do que o necessário. Ao longo da evolução, a natureza não nos preparou para as doses atuais simplesmente porque sal não dá em árvore nem se pode caçar. Os verdadeiros vilões (Elma Chips, McDonalds, junkfoods e similares) se aproveitam do nosso instinto animal, que aprecia o sabor deste difícil mineral, e nos impõem, desde criança, que salgado é mais gostoso. Assim eles vendem mais. Nossos botecos, com seus deliciosos quitutes, também não ficam atrás. Pelo menos a cerva é diurética.

Anônimo disse...

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal. Uma observação importante é que a alimentação que você citou é um exagero, realamente um desastre nutricional, pq colocar 1 colher de sal em um Kg de comida, já está errado, é um excesso de sal e em apenas uma refeição, já q 1 colher de sal é equivalente a 5g = cota necessaria de sódio por dia. Outro ponto pertinente é que os refrigerantes não são contra indicados apenas por conta do sódio, mas também pelo excesso de açúcares, aditivos, conservantes dos quais são muitos e altamente prejudiciais ao organismo. e você acha que nós (nutricionista e médicos) não recomendamos pq? Por que estudamos na faculdade que é pra ficar contra os refrigerantes e pronto?? sem nenhuma comprovação química?? acho que seria interessante você buscar um conhecimento mais aprofundado sobre refrigerantes e sua produção na industria pra você poder ficar contra a nossa opinião sem nenhum embasamento teórico; seria interessante buscar artigos tbm sobre perfil nutricional de consumidores de refrigerantes, se é que você quer realmente defender o consumo dos refrigerantes. só lembrando dos 3 fatos errados na alimentação acima, o excesso de sal em apenas 1 Kg de alimento, o exegero de 800g em uma refeição e q refrigerante só faz mal devido o sódio...SAÚDE A TODOS!

Anônimo disse...

Não acho que pra quem não tem problemas de saúde o refrigerante vá fazer mal por causa do sódio.
Mas pra pessoas com tendência a ter cálculo renal, como eu, qualquer sódio evitado é um ganho!
Acho que essa história é mal interpretada pelas pessoas leigas, e faz com que os refrigerantes ganhem má fama sem motivo. Até porque tem água mineral que tem muuuito mais sódio do que os refrigerantes!! =]

Anônimo disse...

Rolando deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A falácia do sódio nos refrigerantes":

Os ingredientes da coca-cola zero são: água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína,aroma natural, edulcorante artificial ciclamato de sódio (48 mg /200 ml), sacarina de sódio (14 mg/200 ml), aspartame (24 mg / 200ml), e acessulfame de potássio (30 mg / 200 ml); conservador benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola_Zero
Já q tu fez os cálculos, calcula quanto de sódio tem aí e percebe q não dá 28 mg nos 200 ml, e compara o percentual de valores diários, q na garrafa afirma ser de 1% pra 28 mg, mas que se tu comparar com o suco integral Naturale, por exemplo, informa que 47 mg de sódio equivalem a 6% dos valores diários de sódio, ambas embalagens afirmam nas letras pequenas que são percentuais baseados em uma dieta de 2 mil calorias.

Nutricionistas, não pretensos nutricionistas, falam essas coisas o/ Pessoas que estudam o assunto e não falam isso tentando vender nada. Enquanto que coisas como a que evidenciei aí em cima são feitas tentando vender algo. Não caia nessa.

(fora isso, 800 g de comida em uma refeição é Muita comida, e 1 colher de sal por kg de comida é algo que só valem pra algumas comidas, não se aplica no geral de forma alguma o/)

Adriano disse...

Rolando, sobre seu comentário existe um problema de química (Maldita química!). São 48mg de ciclamato, 24mg de sacarina e mais um tanto de benzoato e citrato de sódio.

Em outras palavras, é perfeitamente possível que isso resulte em apenas 26mg de sódio!

Você não percebeu que ciclamato, por exemplo, tem fórmula C6H12NNaO3S. Possui muito mais do que apenas sódio! Em 48mg de ciclamato temos apenas cerca de 7% de sódio, ou seja, cerca de 3.4g.

Em 24g de sacarina sódica (C7H9NNaO5S) temos apenas 11% de sódio, ou seja, aproximadamente 2.6g.

Já o benzoato e o citrato de sódio são misturados em pequenas quantidades apenas como conservantes, a concentração típica é de apenas 0.1% do total (o que dá cerca de 0.2g cada). A quantidade de sódio no benzoato é 16% e no citrato de sódio é 26%. Ou seja, temos uma quantidade insignificante de sódio nestes dois elementos.

O total de sódio até agora é apenas 6g! Ainda faltam 20g que provavelmente estão no princípio ativo (a tal noz de cola) da coca-cola zero. Eles adicionam este sódio para que o composto fique mais palatável.

O valor da quantidade de sódio nos refrigerantes é regulamentada pelo ministério da saúde, ou seja, é confiável sim. São 26mg para cada 200mL.

Mantenho o que digo, ninguém deve se preocupar com o sódio da coca-cola a não ser depois de eliminar todo o sódio de todos os outros alimentos preparados. Estes sim, são o vilão do sódio no nosso corpo.

Alex disse...

Minha mãe veio até mim apavorada, pois viu na TV uma nutricionista falando da ENORME quantidade de sódio no refri zero e como eu tomo Guaraná Zero(1 copo por dia) ela ficou preocupada.

Fiquei intrigado, pois na embalagem consta apenas 19mg/200ml, ou seja, uma quantidade muito pequena se formos comparar com outras coisas que consumimos, principalmente comidas congeladas, como no caso do Meu Menu da Perdigão que tem 1500mg numa caixinha, por exemplo.
Que tipo de nutricionistas são esses? Ao invés de falar desses congelados que contém uma quantidade absurda de sódio chegando à 2000mg num simples macarrão com molho, perdem tempo falando de refrigerante zero, que tem no máximo 79mg/200ml(Fanta Uva Zero).
Esses nutricionistas sempre querendo meter medo nos leigos, perdendo tempo com coisas pequenas e esquecendo de falar das coisas que realmente são um perigo à nossa saúde. Ridículo.

Anônimo disse...

Pessoal tenhamos uma visão do todo. Fisica, quimica, biologica, psicologica, etc. Devemos sim beber refrigerantes comer comidas congeladas tomar as vezes remédios mais tudo, eu disse TUDO na vida exige conhecimento, consciencia e equilibrio. Beba agua, coca, suco. Seja ativo, e use remédios para não morrer fora isso evite-os remédios fazem mau,cirurgias fazem mau. Faça uso de exercicios, alimente-se de forma variada, corte os excessos. equilibre corpo, mente e alma. Sou enfermeiro de CTI, pessoas morrem apenas porque são burras, matem maus habitos extremos, cada doença é decorrente de um excesso e médicos ah os médicos eles só resolvem problemas de curto prazo gerando consequencias absurda a médio e longo prazo. Moral da historia coca faz mau sim quando vc só bebe isso. assim como agua suco frutas fibras bolinhas de sabão que sejam. nada em excesso faz bem.
Parceiro, qualquer lugar onde se possa discutir um tema de forma informal e culta merece meu respeito. parabens.

Anônimo disse...

Refrigerante, independente de sódio ou não, é um veneno para a saúde. Além de só fazer mal, não acrescenta nenhuma vitamina ou "substância" necessária ao corpo. Muito pelo contrário, só faz mal!

Unknown disse...

Nossa o que sempre vivo brigando com as pessoas sobre isso!!! Muitas nutricionistas dizem que o refri diet faz mal pq tem muito sódio sem ao menos olhar o valor diário que o sódio representa no refrigerante diet. Não defendo o consumo de refri por ser artificial, conter conservantes, corantes etc... mas utilizar o argumento que possui muito sódio para mim é gente sem informação!!

Anônimo disse...

Molho Shoyu é o grande vilão... E as pessoas que comem comida japonesa pensam que estão sendo super saúdaveis!

Anônimo disse...

Como a Marina Reale, eu também não defendo os refrigerantes, sejam zero ou não. Não compro para a minha casa, mas se vou a uma festa e as opções estiverem disponíveis, preferirei o Zero. Aliás, sucos naturais de frutas e sem adição de açúcar não costumam estar disponíveis em festas. Seria apropriado substituir um copo de refrigerante Zero por um copo de leite, talvez? Se esse copo de leite for produzido com leite em pó e seguindo as recomendações da lata, você terá ao final 100 mg de sódio para cada 200 ml, que é mais do que qualquer refrigerante Zero. Considerando que estou falando de leites em pó produzidos por grandes marcas, por que será que nenhum nutricionista me alertou sobre os perigos das "enormes quantidades de sódio" nestes leites?