terça-feira, 3 de junho de 2014

Corrupção até no Subway!

Aconteceu comigo hoje uma situação bem peculiar na Lanchonete Subway.

Eis que chego para ser atendido e percebo uma certa festa, com muita gente falando alto parecendo até bar de bebum. No centro desta confusão está o rapaz do caixa, que ria aos berros e conversava com todo mundo.

Jeito carioca de ser, pensei eu. Ignorei e pedi meu sanduíche normalmente: alface aqui, tomate ali, molho não sei o quê e finalmente chego ao caixa.

Repeti então o pedido para o rapaz risonho registrar no caixa. Quando ele me disse o preço total, dei meu cartão para fazer o pagamento como sempre faço. Foi aí que houve a surpresa. Ele me disse:

"Tem dinheiro não?"

Assim mesmo, totalmente direto. Fiquei meio espantado com a possibilidade de não aceitarem cartões, mas mesmo assim recusei pagar com dinheiro. O caixa então propôs uma alternativa interessante:

"Se você pagar em dinheiro eu terei que reembolsar metade e ficar com a outra metade".

Eu não entendi nada. Perguntei então algo como "hã?". Ele tentou me explicar melhor.

"Eu fico com metade e você só paga metade".

Me passou pela cabeça a possibilidade de existir alguma promoção especial no dia, mas quando liguei os pontos entendi a estranha alegria dos funcionários e de alguns clientes que estavam na loja. Estava implantado um esquema especial de funcionamento em que o funcionário cobrava metade do valor do pedido e não registrava nada, embolsando tudo para ele. Puro roubo!

Diante da situação, e da possibilidade de ter meu lanche cuspido, me fiz de besta e repeti:

"Não entendi, deixa isso para lá e paga no cartão mesmo".

Durante o pagamento o funcionário tentou me explicar novamente:

"Tô brincando, não tem nada disso não".

Respondi então que ele deveria tomar mais cuidado, que alguém poderia acreditar. Ele então falou:

"Ah! Quisera eu, eles não mandam ninguém embora aqui!"

Saí sem saber se o "desconto de 50%" é realmente roubo ou sacanagem do cara do caixa. Assumo ser verdadeiro. Quem se arriscaria a dizer isso de brincadeira?

A moral da história é um antigo pensamento meu, de que "a corrupção não está nas instituições, no público ou privado, mas cabeça de cada pessoa".

Um comentário:

Guilherme disse...

Concordo com a frase: "a corrupção não está nas instituições, no público ou privado, mas cabeça de cada pessoa". Porém me parece que certas instituições apresentam um incentivo muito maior a ser corrupto do que outras.