Os túneis para a citada estação já foram cavados desde 1982, mas apenas agora começou-se as obras que construirão a estação e farão a colocação de trilhos. Por que a demora?
Embora tudo já estivesse planejado há tempos, inicialmente não houve demanda que sustentasse a finalização da estação. A partir do início de década 90 já era uma boa idéia desafogar o trânsito da praça Saens Pena, mas a esperança foi enterrada por uma sucessão de Moreira Franco, Marcelo Alencar e Garotinho. Depois o metrô acabou privatizado e aí danou-se mesmo.
Depois de duas décadas de ruindade, coroadas com 18 mandatos do César Maia na prefeitura, a expansão do metrô da capital fluminense só foi retomada no início dos anos 2000. O que nos foi prometido desde a década de 80 hoje virou fumaça, nem se fala da linha 1 em anel seguindo da Tijuca até a gávea, e mesmo a nova parada na tijuca será pelo menos a 200m do local correto, da rua que dá o nome à estação.
Mesmo assim estou comemorando. Quem viveu a década de 90 sabe o que é ver tudo piorar e nada ser feito. A estação, cerca de 250m daqui da minha casa já começou a ser construída, e deverá ser finalizada em cerca de 2 anos.
Deixo aqui um registro histórico deste memorável momento Tijucano: o início das obras da estação que deveria ser sido inaugurada em 82! Ainda há pouca movimentação de operários e a empreitada anda a passos de barata, mas este notável blogueiro conseguiu fotos exclusivas para alegrar o morador local!
Placa comemorativa do início das obras! (Será que estava escrito 82 e tiraram por vergonha?) |
Caminhonete do Metrô. Agora vai! |
Três operários! Beleza, vai terminar rapidinho! |
Rua Itacuruçá, uma das saídas da estação Uruguai. A foto é de 2011, mas bem poderia ser de 86. |
Quando houver mais novidades faço outra postagem! Vamos torcer para que desta vez venha o progresso!
2 comentários:
Perfeita a colocação, certamente, inclusive, o valor que estão dizendo que vai ser gasto na construção não me parece verdade, as obras necessárias não são grandiosas, pois o túnel já está escavado, haverão adaptações para a circulações dos trens até a nova estação dentro do "Rabicho da Tijuca", feito nos anos 80.
Única observação que o César Maia, apesar de todo o mal que representa, nessa não tem muita culpa, pois nunca esteve no comando do governo do Estado, responsável pelo metrô. Na prefeitura, poderia ter sim, mesmo não sendo de sua alçada, ter emprestado dinheiro pro metrô avançar mais rápido, uma vez que é claro interesse do município do Rio que a cidade funcione melhor.
Será um ganho na qualidade de vida e uma melhora significativa não apenas para essa região da Tijuca, mas para todos os bairros atendidos pelas linhas integradoras que levarão menos tempo até uma estação de metrô, numa região com um nó consideravelmente menor no trânsito.
Esperamos que em breve o metrô da linha 1 possa ir até a Gávea encontrar com a linha 4 e provocar uma melhor circulação do sistema, desafogando o trecho que passa pelo Centro da cidade.
Lógico que estou ciente que o não é atribuição da prefeitura construir metrô. Citei apenas que a década de 90 foi "coroada" com um monte de mandatos de Cezar Maia, que muito contribuiu para piorar o transporte público de nossa cidade.
Maia poderia até ter feito algo pelo metrô, mas se tivesse feito o seu trabalho direito já estaria bom.
Pelo jeito ele achava que a gente precisava de uma cidade da música, tocando clássicos para acalmar quem hoje demora 2h para ir de casa ao trabalho.
Postar um comentário