sábado, 29 de janeiro de 2011

Mas que merda, Sr. Professor!

Doze anos é o tempo que leva do fundamental até o fim do médio. São tantas matérias e tantos professores que nem consigo lembrar de todos. Milhares de provas, trabalhos, pesquisas, colagens e testes foram necessários para que eu fosse considerado uma pessoa estudada.

Hoje, vejo meus anos de estudante como um monte de noites viradas, tardes de sol perdidas e uma juventude paralisada desde março a novembro. Na época, achava que tudo valia a pena, mas comecei a pensar recentemente que não foi bem assim.

Tão distante do meu tempo de aluno pude perceber melhor os erros, defeitos, incoerências e a falta de bom senso que meus antigos professores tinham. Muitos me fizeram decorar informações inúteis, datas e elementos da tabela periódica. Outros expunham fórmulas com tamanha importância que mais pareciam o segredo da vida. Cometiam erros crassos, enganos mitológicos e expunham sua própria licença poética em intermináveis bobagens.

É tanta coisa que não consigo expor em apenas um texto, mas sim uma série de postagens divididas por matérias. História, Geografia, Matemática, Português, Ciências, Física, Química e outras receberão uma análise de quem passou muito tempo tentando aprendê-las para tirar as notas altas que tanto interessavam aos nossos pais, mesmo que o conhecimento que se levava ano a ano fosse totalmente marginal.

Não se enganem! A série que começo a escrever, chamada "Mas que merda, Sr. Professor", não conterá uma só crítica construtiva. Professores não poderão utilizar aquilo que escrevi para nada, pois não tenho o objetivo de reformar o ensino. Estes textos são apenas uma crítica ácida, corrosiva e cruel de quem é fruto do próprio sistema.

Alguém pode até achar que se trata de vingança de um aluno repetente que nunca se encaixou no sistema. Muito pelo contrário. É um relato de quem encarou o estudo com a seriedade de muitas notas A e hoje sente-se injustiçado por tanto de sua adolescência extraviada memorizando besteiras, fazendo tarefas inúteis e lendo livros chatos.

Será um relato para derrubar tudo que se considera didático, tudo que disseram para você que é importante e útil. O mundo acadêmico não está acostumado a ser confrontado, não gosta de mudanças e se acha o maioral. Mal sabem eles que a vida lá fora é tão diferente das lousas e dos deveres de casa e é essa incoerência que pretendo mostrar. Segurem-se nas carteiras!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Metrô da Uruguai, construído em 1982!

Com vinte e oito anos de atraso, o metrô finalmente chegará a rua Uruguai, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Os túneis para a citada estação já foram cavados desde 1982, mas apenas agora começou-se as obras que construirão a estação e farão a colocação de trilhos. Por que a demora?

Embora tudo já estivesse planejado há tempos, inicialmente não houve demanda que sustentasse a finalização da estação. A partir do início de década 90 já era uma boa idéia desafogar o trânsito da praça Saens Pena, mas a esperança foi enterrada por uma sucessão de Moreira Franco, Marcelo Alencar e Garotinho. Depois o  metrô acabou privatizado e aí danou-se mesmo.

Depois de duas décadas de ruindade, coroadas com 18 mandatos do César Maia na prefeitura, a expansão do  metrô da capital fluminense só foi retomada no início dos anos 2000. O que nos foi prometido desde a década de 80 hoje virou fumaça, nem se fala da linha 1 em anel seguindo da Tijuca até a gávea, e mesmo a nova parada na tijuca será pelo menos a 200m do local correto, da rua que dá o nome à estação.

Mesmo assim estou comemorando. Quem viveu a década de 90 sabe o que é ver tudo piorar e nada ser feito. A estação, cerca de 250m daqui da minha casa já começou a ser construída, e deverá ser finalizada em cerca de 2 anos.

Deixo aqui um registro histórico deste memorável momento Tijucano: o início das obras da estação que deveria ser sido inaugurada em 82! Ainda há pouca movimentação de operários e a empreitada anda a passos de barata, mas este notável blogueiro conseguiu fotos exclusivas para alegrar o morador local!

Placa comemorativa do início das obras! (Será que estava escrito 82 e tiraram por vergonha?) 
Caminhonete do Metrô. Agora vai!

Três operários! Beleza, vai terminar rapidinho!

Rua Itacuruçá, uma das saídas da estação Uruguai. A foto é de 2011, mas bem poderia ser de 86.

Quando houver mais novidades faço outra postagem! Vamos torcer para que desta vez venha o progresso!