segunda-feira, 4 de junho de 2012

A falácia do sódio nos refrigerantes


Dizem que refrigerante faz mal pois tem muito sódio. A Coca-Cola Zero, por exemplo, tem 28mg de sódio a cada 200mL. Isso é muito, um absurdo, uma desfaçatez para a saúde, dizem os entendidos.

Mas isso tudo é uma bobagem do pessoal metido a nutricionista. Se sódio fizesse assim tão mal à saúde teríamos que banir todo tipo de comida, salgada ou doce.

A gente come muito mais sódio no feijão e arroz do dia a dia do que em qualquer refrigerante. A cada 1Kg ou 1L de comida, um bom cozinheiro coloca, no mínimo, uma colher de sopa rasa de sal, ou seja, aproximadamente 8g de NaCl. Considerando que o peso atomico do sódio é 23 e do cloro 35, tem-se 40% de sódio no sal de cozinha.

Assim, se cada pessoa come aproximadamente 800g de comida por refeição, o total de sódio consumido será:

8g/Kg * 40% * 0.8Kg = 2,6g = 2600mg por refeição!

Em outras palavras, consome-se 2600mg de sódio por refeição! Que desastre nutricional!

Para que o sódio consumido no refrigerante chegue ao valor de uma refeição seria necessário tomar 92 porções de 200mL, ou seja, cerca de 18L de Coca Zero! Percebe-se, então, a falácia de que refrigerante faz mal por causa do sódio.

Não que eu esteja defendendo que refrigerante faça bem, mas não me parece que o problema seja o sódio. Em uma refeição de 800g acompanhada de uma Coca Zero temos 2% do sódio no refrigerante e 98% na comida propriamente dita! Só fará alguma diferença, logicamente, para uma pessoa com problemas de saúde que já tenha cortado totalmente o sal de suas refeições.

Mas não se preocupe que continuaremos a ver muita gente falando mal sobre o sódio nos refrigerantes e sucos de caixinha. A maioria das pessoas é muito mais fã de cientologia do que de ciência e adora espalhar bobagens pela internet. Uma pena...